Renner Re+

Cliente: Lojas Renner

Escopo: Concept Design

Reduzir e Reinventar: Uma Jornada de Circularidade.

O novo Conceito Arquitetônico e de Visual Merchandising de loja RENNER RE+ abraça e amplifica o seu compromisso corporativo com a economia circular. A este objetivo, que contempla iniciativas e respostas efetivas nos âmbitos econômico, social e ambiental, foram adicionados outros objetivos estratégicos:
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• a atualização da Jornada do Cliente;
• a integração da experiência digital;
• a aceleração das iniciativas de construção do ecossistema de omni-canalidade.

A R4DESIGN foi o team partner responsável pelo desenvolvimento de todo o concept retail design. Do briefing à inauguração, do equipamento à arquitetura, atuamos em estreita colaboração com as equipes Renner e demais parceiros do projeto na construção do novo modelo de loja Lojas Renner.

Alinhado com as premissas de Circularidade, que recomendam primeiramente uma reflexão crítica sobre a efetiva necessidade de se edificar (R de Redução), este projeto busca a construção de uma atmosfera elegante, duradoura e contemporânea; na qual materialidades nobres convivem com acabamentos em estado cru, conferindo forte personalidade ao ambiente.
Arquitetura, Expositores, Biofilia, Iluminação e Sinalização oferecem uma base neutra, casual e acolhedora, sobre a qual as coleções e departamentos especializados (Beleza e Calçados) capturam seu destaque e atenção. Esta estratégia visa responder às premissas de replicabilidade, escalabilidade e adaptabilidade do Retail Concept Design Renner Re+ frente aos arrojados objetivos de expansão do grupo.
O partido arquitetônico está estruturado ao longo de um eixo central, chamado Alameda. Este elemento que inicia na Fachada e vai até os Provadores, atravessa toda a loja e serve como principal navegador para o shopper. Ao longo da Alameda, vitrine digital, coleções especiais, núcleos de moda, áreas de descanso, pontos de prova, interações digitais e demais soluções de exposição não-ordinárias se alternam, garantindo vitalidade ao longo de todo o percurso que finaliza nos Provadores.
Além destes espaços, a experiência de Provador foi totalmente redesenhada. Os Provadores tiveram suas materialidades revisadas e projeto enfocou em atender à expectativa dos shoppers por mais socialização e qualidade ambiental no momento da prova. Para tanto, foram criadas Provadores “Sociais” na antessala dos provadores de gênero. Estas cabines que se abrem para a área de espera, oportunizam tanto a prova acompanhada, quanto a interação com os acompanhantes em espera.

A evolução dos meios de pagamento também demandou novas reflexões e soluções. O check-out tradicional (balcão de pagamento) foi reduzido em área e número de posições; em contrapartida foram criados 03 núcleos de self-checkout, nos quais o cliente pode realizar toda a operação de pagamento de forma autônoma. Além destes núcleos, diversos equipamentos de suporte à venda móvel (pagamento semi-assistido) foram distribuídos por toda loja, entregando conveniência e facilidade para o cliente ao longo de toda a loja.

O padrão RENNER RE+ foi pilotado em duas unidades, ambas na cidade do Rio de Janeiro – Shopping Rio Sul (aprox. 6.000,00m2 de superfície de projeto) e Park Jacarepaguá (aprox.. 2.000,00m2).
Os projetos foram amplamente validados e atingiram seus objetivos em todos os âmbitos propostos:
• Circularidade: redução de 34% de descarte de materiais de construção, 58% menos consumo de água, 27% de redução na materialidade de expositores.
• Certificação LEED ID+C Retail v4 e BREEAM
• O conceito Renner RE+ foi adotado como novo padrão de loja para todo processo de expansão ou reforma a partir de 2022.
• Seu ineditismo técnico e criativo vem recebendo diversas premiações, como a loja do ano Retail Design Institute Brasil / RDI, 2022.

Imagens: Maurício Moreno