Cavaletti Worklab Re-View

Cliente: Cavaletti S/A, Novara

Escopo: Concept Design, Projeto de Arquitetura, Turnkey de Obra

Experiência em constante evolução.

O conceito Worklab nasceu para materializar uma experiência imersiva, voltada ao relacionamento, inovação e co-criação das marcas Cavaletti e Novara com o mercado corporativo. Nele as marcas objetivam tangibilizar tridimensionalmente sua filosofia sobre as formas contemporâneas de trabalhar, apresentando-a em uma narrativa coesa, envolvente e inspiradora.
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Na sua 3ª edição, inaugurada em 2023, a R4DESIGN trabalhou intensamente em conjunto com os times Cavaletti e Novara para recriar a experiência de produtividade após a transformação gerada pela pandemia, combinando trabalhos presencial, híbrido e remoto em proporções diversas.

Para tanto, primeiramente foi desenvolvido o conceito norteador “Worklab RE-VIEW – Um olhar sobre as formas do trabalhar”, em que as três dimensões principais da jornada produtiva – Encontrar, Aprender e Focar - foram combinadas de forma estratégica:



Encontrar outras pessoas, para socializar e relacionar-se, ampliando o círculo profissional e de laços pessoais além da família;



Aprender e evoluir constantemente, através de experiências, da troca de conhecimentos no dia-a-dia, da colaboração e do treinamento formal;



Focar em sua atividade, cindindo-se momentaneamente das demais áreas da vida cotidiana para produzir, desenvolver e criar valor utilizando equipamentos adequados, com alta qualidade ambiental e ergonômica.



Esta nova matriz conceitual oportunizou uma transformação na abordagem de projeto dos espaços profissionais habituais. Se antes eles já necessitavam ser resilientes para acompanhar a evolução dos negócios, agora precisam tornar-se mais gregários e flexíveis para respeitar as individualidades de cada profissional - cada vez mais nômades - ao longo de sua jornada.

Assim, mais do que arranjos definitivos e estanques, projeto propõe explorá-los em transições mais suaves, naturais e fluídas entre os três diferentes pilares da experiência do usuário.

O partido básico organiza os espaços com uma essência mais ágil, funcional e prática. Os espaços públicos de recepção e troca, representados pela Praça central, ganha protagonismo e diversidade de posturas e configurações e são circundados estrategicamente por áreas de Reuniões (com configurações mais ou menos formais), e por espaços de Escritório estruturado, abertos ou fechados, orientados ao foco.

Para além destes espaços habituais, porém, ganham protagonismo os meios-lugares: espaços que fazem efetivas transições entre o que é o público, semi-público e privativo – Work Café, Cowork e Quiet Zones. Cada um cria cápsulas, ora de privacidade ora de integração, que permitem transitar com naturalidade e encontrar rapidamente o mood mais adequado, favorecendo a produtividade e a satisfação pessoal de cada usuário.

O resultado não poderia ser mais positivo: o novo showroom rapidamente se consolidou como um potente emissor de guidelines para representantes, revendedores e equipes comerciais do Brasil e de mais de 20 países atendidos pelas marcas. Junto ao trade, tem oportunizado aos especificadores um espaço de efetiva experimentação e suporte à especificação, garantindo maior aderência e qualificando o relacionamento com as marcas - que passaram a deter um novo ativo, ainda mais central em sua estratégia de geração de valor.